Poesia Brasileira/Poesia Rudinei Borges/Rudinei Borges/Textos de Rudinei Borges

O livro da embriaguez n.3

O que tenho de mim – cedo ou tarde –

É silêncio escancarado no cimento.  Mais nada.

Desígnios de autopiedade. Ou nojo. Ou fome.

Só uma valsa. Uma ópera. Pianos na sala.

Uma cítara. Um trombone. Um violino. Os teus olhos.

O teu sexo. E um cigarro. A boca cheia de auspícios.

Uma voz silente no fim da noite.

Por favor, leve-me para casa.

Por favor, telefone para o Diabo e peça a Lúcifer

Uma ampulheta. Uma espada. A morte.

Peça a Lúcifer que me beije e parta num trem

Na Estação da Luz. Peça ao pai que volte.

Diga ao pai que aceito pedidos de perdão.

Diga ao pai que um dia amei o rosto de Guevara.

Diga ao pai que um dia amei o rosto de Cristo.

E hoje não amo mais nada. Só desígnios de autopiedade.

.

Pergunto-me onde está Deus todos os dias.

Todos os dias pergunto-me onde estão os meus irmãos.

Às quatro horas da manhã, todos os dias, abro a janela do quarto

E vejo na rua, ainda escura, o rosto de minha mãe.

Mas onde está a minha mãe? Pergunto-me.

Todos os dias vejo coisas e mais coisas

E continuo sem saber nada. Pouco importa

Se terei moedas para comprar pão. Pouco importa

Se hoje ou amanhã me dirão o que fazer da vida.

Porque não há nada o que fazer da vida.

Moinhos não existem. Nem aviões de papel.

Só elefantes. Gramofones. Tatuadores.

E um atirador de elite dentro do peito.

Uma bala perdida na boca

Entre os dentes. Uma navalha nos olhos.

Uma mesa posta com flores no quintal.

Cartões. Um e-mail. Controles remotos.

Passarinhos sobre a casa todos os dias.

Uma feira aos domingos. O teu corpo nu na sala (nem sempre).

.

Todos os dias esqueço.

Não há nada que valha a pena ser lembrado.

Nem o meu fígado espesso.

As plantas dos pés.

Todos os dias calo.

Onde estão os meus irmãos pergunto-me.

Todos os dias.

.

São Paulo, 6 de novembro 2011.

.

poema de Ernesto López (Rudinei Borges)

pintura: monet

Deixe uma resposta

