Cia. Club Noir/Juliana Galdino

Bilhete para Juliana Galdino

Desabafo da atriz Juliana Galdino da Cia. Club Noir [São Paulo, SP] – Postado no Facebook

Ganhamos o Fomento há 4 anos atrás. Com o dinheiro reformamos um galpão na rua Augusta e montamos o Club Noir -que só ficou tão bonito porque GANHAMOS o projeto arquitetônico. Também, montamos uma peça, O QUARTO, de Harold Pinter com ingressos a $10, $5 e $1 real. Realizamos oficinas e empregamos 10 atores. Conseguimos além do teatro uma bela dívida que só desapareceu no fim do ano passado. Nunca mais conseguimos auxílio para a manutenção do Club por parte do Fomento. São, além das oficinas, os atores, que trabalham recebendo uma “ajuda de custo”, que sustentam o espaço. TODOS os integrantes do Club Noir só se mantêm porque também trabalham fora. Não tenho casa própria, meu carro tem mais de 10 anos e uma porta (que ficará) arrombada, sustento além do meu filho de 3 anos, minha avó de 96, e meu único luxo é pagar uma babá folguista. E, quando atraso o pagamento do aluguel da minha casa, o proprietário é paciente, porque sabe que temos que pagar o aluguel do Club em dia (sim, ele fica puto, mas entuba!) Nos chamam de elitistas e dizem que fazemos um “teatro burguês”… Ora, quem assistir qualquer trabalho nosso, verá que ele pode ser chamado de qualquer coisa menos de burguês! Não é engraçado, não instaura harmonia, não conduz a percepção da plateia para um sentido unívoco, não tem final feliz e não é caro! (ah, os ingressos ainda custam $10 e $5) Como precisamos (nós, todos nós, bem sei…) de verba para continuarmos existindo, enviamos, mais uma vez, nosso projeto intitulado PEEP CLASSIC- Ésquilo, para sua apreciação, neste ano. Fomos contemplados! Montaremos as 7 (SETE!) tragédias do maior autor de todos os tempos, realizaremos 2 oficinas de interpretação, uma de dramaturgia, 1 curso de história da arte com duração de 4 meses, um ciclo de palestras sobre cada uma das tragédias (sempre gratuitamente), teremos apresentações gratuitas e quase 20 pessoas poderão -por algum tempo- dizer que fazem teatro e só teatro e isso é incrível porque ora, somos atores! Ainda assim, soubemos que na última reunião dos grupos com o Fomento, uma das questões levantadas por alguns dos grupos era o “Por que contemplaram esse Club Noir? Se eles não precisam de dinheiro, se eles são elitistas e blábláblá…” Triste, mas é fato. Não estou mandando recado pra ninguém. Nunca mandei. É um desabafo. Não saio muito, se não estou trabalhando, estou em casa com meu filho, descansando. Estou cansada faz tempo. E não desanimo. Adianta falar alguma coisa? Não sei. Sou feliz em cena. Deixo, então, que meu/nosso trabalho fale por mim/nós. Pra quem chegou até aqui, meu abraço fraterno. [Juliana Galdino]

Bilhete para Juliana Galdino

Por Rudinei Borges

A voz de Juliana Galdiano: a mesma voz de O homem sem rumo: carros com mais de dez anos. Os carros ficam velhos, as babás vão embora: ficam os filhos: fica a arte. A arte permanece, outra vez permanece, graças à labuta diária dos operários de sempre, dos que acreditam. Por que os artistas são chamados de burgueses? Por que sempre esta voz que se levanta na multidão só tem uma palavra: burguês! Eles não sabem, mas o cheiro da burguesia é outro. A força é outra. Talvez eles sejam capazes de difundir esta desunião, este burburinho de quem diz: eles não precisam. O Club Noir e os outros grupos precisam. Os novos grupos também precisam. E precisamos todos, todas as noites, olhar para a janela que se abre na baixa Rua Augusta, quando vamos em direção ao centro velho, a janela que se abre no Noir, e vemos lá uma aula corajosa de revolução, de quem diz – sem medo de dizer.

2 pensamentos sobre “Bilhete para Juliana Galdino

  1. Não conheço o espaço, mas conheço a atriz e convivi algum temo neste meio, porém em nível amador…e a coisa é difícil… é uma luta …mas espero que se mantenham e tudo melhore para o lado de vcs… o teatro é a mais nobre das artes e é muito exigente

    Cesar/Taubate

Deixe uma resposta

