Carlos Eduardo Marcos Bonfá/E-mail de Rudinei Borges

E-mail do poeta Carlos Eduardo Marcos Bonfá

Recebi seu livro, cara. Confesso que ainda não li inteiro, mas gostei bastante do que li. Quando eu terminar, faço mais alguns comentários. Gosto de autores que se voltam para o estrato autobiográfico e infundem nele um estrato existencial em sentido mais lato. Creio que toda obra artística carrega, na realidade, uma ineludível abertura autobiográfica, pois o artista vivencia tudo o que cria, ou não é verdade que nossas vidas alteram, ainda que imperceptivelmente, seus rumos quando organizamos nosso pensamento para imaginar ou mesmo quando despertamos de um sonho? Imaginar, sonhar são instâncias da realidade humana e portanto influenciam a existência individual e muitas vezes coletiva dos indivíduos.

Também me chamou a atenção a, digamos, cotidianidade. Uma cotidianidade singela, como você afirma, mas creio mesclada com elementos fantásticos, atingindo, através de algumas imagens e metáforas, os limiares de uma surrealidade, mas distante da visão de mundo mais ortodoxa propagada pelos surrealistas franceses e também distante da violência e do erotismo típico deles. Trata-se de um cotidiano envolvido pelo fantástico com toda sua comoção singela, onde Deus é menino, onde Deus é palpável, comunicável e participa de nossa vida como mais um vivente perambulando por aí. É claro que, como você mesmo afirma, esta singeleza dá espaço a alguns mais ásperos e intensos momentos. Percebo isto em “Catedral de Sant´Ana”.

Um pensamento sobre “E-mail do poeta Carlos Eduardo Marcos Bonfá

  1. Rudinei,
    O Itaú Cultural lançou o edital de Literatura 2010-2011. O edital tem duas categorias para os interessados enviarem projetos de ensaios: Produção Literária e Crítica Literária. Nos dois casos o tema é a Literatura Contemporânea Brasileira a partir dos anos 1980. Acesse
    http://www.itaucultural.org.br/rumos e obtenha todas as informações, prêmios e prazos. A inscrição é gratuita.

    Se vc puder, por favor, divulgue esta iniciativa no seu blog. Muito Obrigado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s