John Mc Ateer

E-mail de John Mc Ateer

Santarém, Pará. 3 de dezembro 2009.

 

Rudinei,

 

Moro em Santarém desde o mês de dezembro de 2008. Até quando? Somente Deus sabe: idade e saúde são fatores desafiantes, mas o meu coração é jovem.

Paddy  Kavanagh é o nome do poeta místico que comentei com você. Ele mesmo disse que a mudança para Dublin não foi boa para ele, embora tenha escrito poemas sobre a cidade. Kavanagh era profundamente religioso. Num interessante poema ele usa a imagem da porta duma casa parcialmente aberta para nos mostrar o mistério de nossa existência. Nunca o ser humano terá capacidade de ver tudo ao mesmo tempo. Outro exemplo que eu lhe dou é das torres, em forma circular, da Irlanda.  Ao redor delas há janelas; através de cada uma alcançamos somente uma visão parcial da realidade. Razão, então, de sermos humildes em todos os campos do saber. Razão da necessidade do diálogo em todos os campos do saber. O ser humano precisa saber peneirar o imenso volume do saber para não ficar doido.

Hoje, o mundo precisa mais de poetas. A superficialidade da “cultura” do mercado e da busca do prazer apenas pelo prazer, ao lado das pressões que sofremos diariamente, é uma forma de opressão do homem pelo homem.

Que bom que você reapareceu. A luta pela alma dos povos da Amazônia continua, mas me questiono: como combater o paternalismo das grandes empresas que dominam a grande floresta? De novo o povo fica com as migalhas. 

Desejo feliz natal. O natal é algo que exige silêncio na alma do poeta. Há barulho demais. Que o ano de 2010 seja de bastante paz.

 

John Mc Ateer

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s