Dona Zizi Teles

Dona Zizi Teles

Zizi Teles

Dona Zizi Teles nasceu no Alto Rio Tapajós. Criou-se na beira do rio. Morou na vila de São Luiz do Tapajós. Mora em Itaituba, interior do Pará.

Quando eu era criança Dona Zizi contava histórias sobre os índios bravos que atacam as vilas ribeirinhas. Ela foi durante muitos anos a guardadora da Capelinha de Nossa Senhora das Graças. Guardadora é um termo que inventei para definir a sua função.

Dona Zizi rezava terços, fazia novenas, organizava festejos para Nossa Senhora. Em 2010 ela vai chegar na casa dos 80 anos. Valha-me Deus. É vida que não acaba.

Comento sobre Dona Zizi no meu primeiro livro “Chão de terra batida” e ela decerto será personagem do meu primeiro romance que tem o título provisório de “Memorial dos meninos”.

Saudações, Dona Zizi.

[A foto acima é antiga-antiga. Consegui na minha última visita ao Pará em janeiro de 2010]

Deixe uma resposta

