Artigos

Miriam Makeba, a voz da África

miriam_makeba

 

Em Miriam Makeba a África encontrou a personificação de sua voz

 

Por Rudinei Borges

 

Quem era a cantora, com o semblante vívido, que os jornais de todo o mundo, no dia 10 de novembro, anunciavam o falecimento? Seus olhos luziam quando ela cantava e o seu corpo seguia com fidelidade o ritmo da música. A Mama África, corajosa ativista pelos direitos humanos e contra o apartheid na sua terra natal. Era Miriam Makeba, mulher sul-africana, nascida em 4 de março de 1932.

 

Todo um continente cabia na serenidade de sua voz. Todo um povo, relegado ao descaso e às opressões mais algozes, renascia esperançoso quando Miriam Makeba subia aos palcos. O seu canto foi não somente o acalento para as dores do povo africano, mas o chamado veemente para a mobilização em torno das causas humanísticas. A sua música não era política, afirmava. Era pela verdade.

 

Um dia o seu direito de regresso ao lar e a sua nacionalidade sul-africana foram cassados. Os seus discos foram banidos pelo governo racista. Mas Makeba prosseguiu a sua denúncia indignada sobre as condições dos negros na África do Sul. Um dia também ela retornou e o seu canto ecoou livre nas ruas de seu país. Era a época do governo Nelson Mandela.

 

A jovem cantora de Pata pata misturou blues americano e ritmos tradicionais africanos em sua música. A imagem que dela permanece é a sua presença alegre em cada perfromance. A menina de Joanesburgo conquistou o mundo. Ela fez de sua vida uma constante luta. Em Miriam Makeba a África encontrou a personificação de sua voz.

 

______________________________

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s